Friday, June 12, 2009

Só o tempo ensina...

Certo professor do colégio disse: Nós nunca estamos prontos para aquilo que vem à nossa frente. Naquela época, o que vinha era o vestibular. Foi uma época difícil. Decidir o que queria da minha vida. Cursinho? Medicina? Fisioterapia? Psicologia? Ou quem sabe letras? A incerteza de passar no vestibular, de entrar no curso certo, no lugar certo. Muitas foram as dúvidas. Agora que olho para trás, tudo isso parece, de certa forma, tolice. Claro que é importante tomar decisão, é uma escolha importante para o futuro. Mas não precisa ser definitiva, não precisa ser pra sempre. Não é o curso ideal? É só mudar de curso. Não gosta da facul onde está? É só se transferir para outra. Não deu nada certo? É só erguer a cabeça, seguir em frente e começar tudo de novo. É difícil? Claro que é! Mas a única coisa fácil nesse mundo é se deixar acomodar pensando que nada tem jeito.
Naquela época, essas questões eram as mais importantes da minha vida. Hoje, as questões que vivo são muito mais importantes. E talvez chegue o dia em que essas questões agora cruciais também se tornem tolas aos meus olhos.
Hoje percebo quanta coisa poderia ter feito diferente, quanta coisa poderia ter sido diferente na minha vida. Mas sei também que só hoje posso fazer diferente, pois o meu eu daquela época era outro. E sempre, com o passar dos anos, verei mais e mais coisas que poderia ter feito diferente (ou que não teria feito) do que fiz na época. O importante é compreender que, naquele momento, fiz o que achei que devia ter feito, fiz o que achei que era certo. Seguir em frente nem sempre é fácil. Mas viver apenas olhando para trás só vai me impedir de viver o presente – e de colher bons frutos no futuro.

No comments: